quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O camponês rompe amarras!



Nessa nova fase de desenvolvimento da sociedade feudal, gerada pela expansão do comércio, o camponês teve a possibilidade de alcançar a sua liberdade e ser dono de um pedaço de terra. E como isso ocorreu?


Com o crescimento das cidades, devido a atividade comercial, muitos dos habitantes que antes preocupavam-se na manutenção do sistema feudal cuidando da produção agrícola, agora, dedicavam-se às práticas monetárias, diminuindo, assim, a produção da demanda alimentar da sociedade.

Nesse momento, mais da metade das terras da Europa não era cultivada, sendo desprezadas na condição de pântanos, terrenos e florestas. Então, os camponeses resolveram cuidar dessas terras inutilizadas e, ao fazer isso, mudaram drasticamente o destino da sociedade daquela época: supriam toda a demanda alimentar da sociedade, colaboravam com uma expansão cada vez maior do comércio, transformaram as terras incultas em campos férteis e, principalmente, tornaram-se donos de si próprios e de terras.

Os servos que ainda estavam ligados ao senhor, ao presenciar todas as mudanças da sociedade e começar a se familiariazar com as transações financeiras, iniciaram a trocar suas obrigações serviçais por dinheiro. E, pelo contrário, não havia resistência por parte dos senhores, estes possuíam muitas possibilidades de onde aplicar o capital. Muitos até libertavam alguns de seus servos para comprar seus serviços através de salários.

Infelizmente, esse processo de libertação não foi aceito por todos. A Igreja foi a grande vilã, chagando até a excomungar alguns dos senhores feudais que libertaram seus servos. Por causa disso, os camponeses se uniram e revoltaram-se contra os membros do clero, chegando a invadir e depredar suas propriedades.


Mas, o que veio para fortalecer a liberdade dos servos foi a Peste Negra. Ela dizimou muito mais da metade de toda a população européia. Após este terrível incidente, o trabalho na produção agrícola passou a ser super valorizado, criando um conflito entre os senhores e os camponeses livres. Estes queriam receber mais pelo seu serviço e aqueles se recusavam a aumentar seus salários. Assim, eclodiram muitas revoluções camponesas.

Algum tempo depois, elas diminuíram e camponeses passarm a ter o direito sobre a terra igualmente aos senhores e a terra passou a ser vista de outra maneira: como uma mercadoria que podia ser vendida, trocada ou comprada, sem precisar passar por infinitos processos de arrendamentos. Esta nova visão pôs fim ao sitema feudal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário