quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Na natureza selvagem..."


Na primeira aula de Sociologia após as férias escolares, no dia 05/08/09, meu professor passou para nossa sala um filme introdutório ao assunto que íamos estudar durante este 2º semestre de 2009. O filme chamava-se "Na natureza selvagem..."; recomendo a todos. Aqui vai o link do trailer: http://www.intothewild.com/Bom, resolvi elaborar algumas questões para ver meu nível de entendimento acerca do filme. Aí vão elas e minha reflexão:


1)Qual o sentimento que leva o protagonista a sair andando pelo mundo? Qual o motivo? Qual o objetivo?

O desejo de liberdade do eu interior gera uma revolta, uma angústia na personagem que o leva a sair andando pelo mundo. Muitas coisas concorreram para esta decisão:

  • uma vida baseada em relações artificiais, impessoais e superficiais onde o real significado dos contatos sociais reduz-se aos papéis sociais formais e às funções profissionais;

  • a falta de união em sua família;

  • o consumismo extremo dos pais;

  • a supervalorização da luta por um status "quo" nesta sociedade tão complexamente estruturada.

Seu objetivo com tudo isso era fugir à massificação e à alienação sociais.

2)De acordo com a Sociologia somos animais sociáveis. Qual a crítica do filme à sociedade?
O ser humano é um ser sociável pois só adquirimos características realmente humanas através de relações sociais com outros seres humanos da nossa espécie. Isso só ocorre quando somos inseridos numa sociedade e assimilamos todas as regras, costumes e valores de seus indivíduos. E é neste ponto que podemos encontrar a crítica do filme, pois tentando descobrir a verdadeira condição humana e o sentido de sua existência, o protagonista foge do "seu mundo" e sai andando por aí, à procura do isolamento, fugindo da alienação e da massificação as quais a sociedade está acometida.

Bom, é isso aí! Abraço!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A little about myself!

E de onde veio essa idéia de criar um blog? Para quê? Com que finalidade?
Bem, venho me dedicando todos esses anos à Matemática, Física, Química; e acabei esquecendo das outras disciplinas. Isso foi válido por um lado. Posso citar uma coleção de prêmios que já ganhei:
  • medalha de bronze na OBF
  • menção honrosa na OBQjr
  • medalha de ouro e prata na OBMEP

Mas, me prejudiquei um pouquinho, por outro lado. Minhas redações ainda não são satisfatórias à futura cobrança do ENEM-vestibular, não sou tão boa em história e geografia e, para piorar, tive péssimo professor de história no 8º e 9º anos do CMR. Ele desejava que decorássemos cada ponto do livro.

Agora, estou me preparando para fazer o teste, em dezembro, para o COLUNI da UFV, que é o melhor colégio federal do Brasil; e tenho certeza que serei classificada pois estou estudando bastante.

Acho que escrever neste blog será muito importante para mim. Pretendo postar todos os meus estudos acerca das disciplinas da área de ciências humanas e sociais, afinal, quero e vou cursar Direito na faculdade e preciso estar preparada.

Espero cumprir meu objetivo e desejo que gostem do meu blog!

Um abraço a todos!